Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje na seção Vinho do Dia, vamos esclarecer alguns pontos sobre o mundo dos vinhos espumantes!

Vocês sabiam que nem todo espumante é Champagne? E que Prosecco só é chamado dessa forma quando produzido em regiões específicas na Itália?

Conheça as características de alguns espumantes famosos, para evitar gafes em ocasiões especiais. Vamos lá?!

Champagne: famoso em todo o mundo, é o vinho espumante produzido somente na região de Champagne na França. É feito pelo método tradicional (champenoise) e a partir de três variedades de uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.

Prosecco: é produzido em 9 províncias,, que abrangem as regiões do Vêneto e Friuli, ao norte na Itália. Feito por dois métodos de vinificação: o Charmat e o Tradicional. Majoritariamente deve ser usada a uva Glera, podendo ser adicionadas outras uva, desde que permitidas pela denominação de origem.

Cava: é típico da região da Catalunha e Penedés, a nordeste da Espanha. Produzido com as uvas Macabeo, Xarel-lo, Parellada e recentemente Chardonnay. O método de produção deve ser o tradicional.

Estes são os principais vinhos espumantes do mercado, mas ainda existem outros tipos como os Espumantes Nacionais, Cremant, Lambrusco, Moscato D’Asti, Franciacorta entre outros …

Venha conhecer estes ou outros dos mais de 300 rótulos disponíveis na adega do Restaurante Vindouro.