A origem da burrata

Burrata traduzindo ao pé da letra significa “amanteigado” em italiano, mas na verdade se trata de um queijo fresco de búfala, com textura super levinha!

Mas você sabe como surgiu esse prato delicioso?

Há duas teorias sobre isso.

A primeira conta que sua criação teria sido por volta de 1956, durante uma nevasca rigorosa, que atingiu o sul da Itália. A população da cidade de Andria, na Puglia, ficou isolada por duas semanas, pois as ruas estavam cobertas por mais de 2 metros de neve e o frio era intenso.
Devido à dificuldade de abastecimento, um morador chamado Lorenzo Bianchino criou um frasco feito de queijo bovino, recheado de manteiga e stracciatella (um queijo filamentado) e creme de leite. Ele aproveitou para reutilizar as sobras de pasta cortada (sfilacci), que sobravam da produção da mozzarella.
Assim, formou trouxinhas fáceis de carregar naqueles dias de inverno rigoroso, dando origem a essa iguaria tipicamente italiana amada em todo o mundo.

Já a segunda teoria defende que a burrata foi criada em 1920. Com o mesmo intuito de reaproveitar os retalhos que sobravam do corte da mozzarella, um produtor de queijos teve a ideia da criação desse prato delicioso.

A burrata combina perfeitamente com tomatinhos frescos ou confitados, azeite de oliva ou pesto, azeitonas pretas, ervas frescas e torradas.

No Vindouro, temos uma entrada deliciosa com esse prato italiano divino:
Burrata com chutney de tomate, rúcula, pesto genovês e torradas.

Venha experimentar esse prato cheio de história e sabores!