A história do risoto
O risoto é um prato bem versátil e muito apreciado na gastronomia atual, sendo perfeito para acompanhar um bom vinho.
A palavra risoto tem origem italiana, “risotto”, e em tradução literal significa pequeno arroz. Existem várias histórias e lendas sobre a origem desse prato delicioso.
Segundo alguns historiadores, o risoto teria surgido no século XI, na região da Lombardia ao norte da Itália. A partir da Sicília, o produto tomou o rumo norte da Itália e começou a ser utilizado em sobremesas principescas no século XIV.
Somente em 1574 em Milão, é que surgiu um dos mais conhecidos risotos, o risoto Alla Milanese. Uma das histórias mais famosas de sua criação conta que o mestre Valério de Fiandra, responsável pelos vitrais da catedral de Milão, usava o açafrão para criar uma pigmentação amarelada em seus vitrais e deixou cair um pouco no risoto que seria servido no casamento de sua filha. Os convidados acabaram adorando a combinação, e assim surgia esse famoso prato.
No Brasil, o risoto chegou com a imigração italiana, no século XIX. Ao longo do tempo, foi ganhando diversas versões e sabores tipicamente brasileiros.
O risoto tradicional italiano é feito com arroz arbóreo, cujo modo de preparo requer um certo tempo para ele ficar cremosíssimo e no ponto ideal. Sua base leva cebola e alho fritos na manteiga e no azeite, acrescentando-se o caldo aos poucos.
No Vindouro, o risoto é dos pratos queridinhos do nosso cardápio e temos criações para todos os gostos:
- Risoto de salmão marinado e defumado com limão siciliano confitado
- Risoto de funghi porcini e cogumelos Paris
- Risoto de abóbora com carne seca
- Risoto de lula e açafrão
- Risoto de legumes e curry
Venha experimentar esse prato cheio de história e desfrute de uma carta de vinhos com mais de 400 rótulos para acompanhar essa iguaria.