A história do Creme Brûlée
O Creme Brûlée é uma sobremesa clássica e muito saborosa! Geralmente feita com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, sua finalização é com uma cobertura dura de caramelo. Assim, há o encontro perfeito entre as texturas cremosa e crocante.
Essa sobremesa apareceu na França pela primeira vez em 1692, no livro do Chef François Massialot – Le Cuisinier roial et bourgeois. No entanto, essa versão não é aceita pelos espanhóis e ingleses, que garantem serem os responsáveis por essa criação deliciosa.
O livro Comida & Cozinha, de Harold McGee, conta um pouco sobre essa origem e também sobre as formas de preparo do Creme Brûlée ao longo dos tempos. Anteriormente, o doce era preparado na boca do fogão, como se fosse um creme inglês. Depois era colocado em uma vasilha e coberto com açúcar. Para caramelizar, era utilizada uma chapa de metal quente, chamada salamandra. Hoje em dia, a tarefa de endurecer a cobertura é feita por um maçarico.
Em 2002, devido ao filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, a fama da sobremesa se espalhou ainda mais pelo mundo. Nele, Amélie percebe a importância dos pequenos gestos para a felicidade do ser humano, após uma sequência de eventos. Quebrar a cobertura do creme brûlée com uma colher de sobremesa é listado como uma das coisas que faz seu dia mais feliz.
Não deixe de experimentar essa delícia quando vier nos visitar, temos um Duo de Creme Brûlée maravilhoso em nosso cardápio: Cumaru e Doce de Leite ao Perfume de Gengibre!