História da Culinária Francesa
A culinária francesa é vista por muitos como a origem de todas as outras cozinhas mundiais. Sua excelência é nossa inspiração para muitos pratos. Por isso, trouxemos aqui um resumo da história dessa culinária tão renomada e famosa, para você saber mais de como tudo começou.
Foi durante o reinado de Luís XIV (o rei-sol) no século XVII, que a gastronomia francesa viveu seu período mais marcante. Conhecido por sua extravagância, este rei decidiu implementar um conjunto de fortes alterações gastronômicas durante seus 72 anos de reinado, ocasionando uma grande revolução na cozinha francesa.
Houve uma grande transformação nos tipos de alimentos e a suas combinações, bem como a forma de os servir e consumir. As refeições na corte tornaram-se extremamente elegantes, com uma atenção especial e nova na apresentação dos pratos. Aqui nascia o conceito de etiqueta, difundindo consigo a utilização individual de pratos e talheres, costume incomum na época.
Dividir a refeição em etapas foi outra importante inovação que surgiu nesse período na gastronomia francesa. Assim, percebeu-se que cada parte da refeição era melhor apreciada em diversos sentidos, dando origem a Alta Cozinha Francesa.
O requinte dessa culinária rapidamente se difundiu pela Europa, levando consigo novas formas de cozinhar, empratar e comer, dando origem a uma experiência muito mais detalhada e abrangente.
Outras novidades que foram surgindo na sequência desse acontecimentos foram o interesse crescente por produtos frescos e sabores agradáveis, utilizando muito mais as ervas aromáticas no lugar das especiarias; o surgimento dos caldos, cozinhados lentamente com diferentes tipos de carnes e aromatizados com ervas; e o grande aumento da utilização de frutas e vegetais nos pratos.
Em poucos anos, muita coisa mudou na gastronomia francesa, revolucionando a culinária mundial e a tornando famosa até os dias atuais.
E agora nos conte, qual a culinária que você mais admira no mundo?