Técnicas de chef para utilizar o azeite em seus pratos
Que o azeite é um ingrediente super saudável e extremamente saboroso todos concordamos. E para os apaixonados por gastronomia, utilizar esse ingrediente de maneiras diversas pode trazer ainda mais possibilidades para suas receitas e ser uma excelente forma de ficar cada vez mais habilidoso na cozinha!
Por isso, trazemos aqui algumas maneiras em que o azeite é utilizado por chefs em cozinhas profissionais e que podem ser feitas em casa sem medo. Confira e aproveite:
Confitar: Esta técnica consiste em cozinhar o alimento imerso no azeite por longas horas e em temperatura baixa (entre 100ºC e 130ºC). É muito utilizada no preparo de carnes e legumes e deixa os alimentos muito macios, realçando ainda mais seus sabores.
Saltear: Nesta técnica, os ingredientes serão cozidos com um pouco de azeite em uma frigideira com o fogo alto e de forma rápida, fazendo movimentos de vai e vem. Isso vai criar uma casquinha levemente crocante por fora do alimento. O processo pode ser feito mais de uma vez e uma dica é não colocar muitos ingredientes para não faltar calor em cada pedacinho durante o preparo.
Refogar: Este é um método clássico de preparo dos alimentos. Consiste em cozinhar os alimentos em temperatura baixa com um pouco de azeite, mexendo sempre. Para isso, utilizam-se ingredientes cortados em pedaços pequenos.
Emulsionar: O nome pode parecer estranho, as a técnica é simples. Basta misturar substâncias com propriedades semelhantes. Um bom exemplo é a maionese caseira e a emulsão de mostarda, mel e azeite de oliva usada em saladas.
Conservar: Essa técnica dispensa cozimento. Nela, os alimentos são colocados imersos no azeite extra virgem, aumentando seu tempo de armazenagem.
Agora conta pra gente, qual dessas técnicas você já conhecia? E qual delas vai tentar utilizar no seu próximo prato?
Nós somos suspeitos para falar, mas amamos todas!
#vindourorestaurante #almoco #lunch #restaurante #gourmet #bistro #curitiba #cwb #jantar #dinner #azeite #receitas #gastronomia